"A VERDADE PODE NÃO SER O QUE AS PESSOAS QUEREM, MAIS É O QUE ELAS PRECISAM!"

"A VERDADE PODE NÃO  SER  O QUE AS PESSOAS QUEREM, MAIS É O QUE ELAS PRECISAM!"

Carrocel

foto 1 foto 2

segunda-feira, 20 de julho de 2015

COMO TER FÉ?



Textos bíblicos - Romanos 10.8-10,13,14,17;
Atos 11.13,14; 14.7-10; 8.5-8
Verdade central - Deus providenciou o caminho pelo qual todos podem alcançar a fé.
Autor: Kenneth E. Hagin

Lemos em Hebreus 11.6: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.
Se Deus exige que tenhamos fé quando isso é impossível para nós, temos o direito de ques­tionar Sua justiça, mas, se Ele coloca em nossas mãos os meios que produzem a fé, então, crer ou não passa a ser responsabi­lidade nossa.
Assim como o Altíssimo disse que sem fé é impossível agradar-Lhe, Ele também nos orientou a termos fé. Se não a possuímos, não é culpa dEle. Responsabilizar o Senhor por nossa incredulidade não passa de ignorância, pois Ele providenciou o caminho pelo qual todos podem alcançar a fé.

A fé que salva.
O apóstolo Paulo declarou que somos salvos pela fé. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus (Ef 2.8). Mas como ter a fé salvífica?
ROMANOS 10.8-10,13,14,17 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque todo aquele que Invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ou­viram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Após estudar essa passagem das Escrituras, quais são os três passos para a salvação? 1) Confessar; 2) crer; 3) aceitar. Para quem é a salvação de acordo com o versículo 13? Para todos. Qual é a origem da fé segundo o versículo 17? O ouvir a Palavra de Deus.
ATOS 11.13,14 E [Cornélio] contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia varões a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, o qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa.

Deus instruiu Cornélio a procurar Pedro para aprender o plano da salva­ção. Na Grande Comissão, registrada em Marcos 16.15-18, Jesus disse aos apóstolos: Ide por todo o mundo, Pregai o evangelho a toda criatura [...]. Cornélio ainda não tinha ouvido o glorioso Evangelho; portanto, não era salvo. O Senhor, então, instruiu-o a ir até Pedro a fim de aprender acerca do plano da salvação.
Por que Cornélio teve de ir a Pedro? Por que o anjo não lhe explicou o plano da salvação ali mesmo? Na verdade, anjos não podem pregar o Evangelho - Deus concedeu essa missão ao homem.
O versículo o qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa mostra-nos que somos salvos pelo ouvir as palavras! A razão para isso é que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17).

A fé que cura
  ATOS 14.7-10
E ali [Paulo e Barnabé] pregavam o evangelho.
E estava assentado em Listra certo varão leso dos pés, coxo desde o seu nascimento, o qual nunca tinha andado.
Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.
Certa vez, um mero leitor da Palavra comentou sobre essa passagem: “Não é maravilhoso como Paulo curou aquele homem?”. Contudo, ele não o curou. O paralítico não foi sarado pelo fato de Paulo ser um apóstolo nem por causa da fé que esse possuía. 0 próprio enfermo teve fé.
Paulo fez três coisas:
Pregou o Evangelho (v. 7).
Percebeu que o homem tinha fé para ser curado (v. 9).
Disse-lhe que se levantasse e andasse (v. 10).
O paralítico teve três atitudes:
Ouviu a pregação de Paulo (v. 9).
Teve fé para ser restaurado (v. 9).
Saltou e andou (v. 10).

Aquele homem não foi curado pelo poder de Paulo, mas por meio da própria fé.
De onde ele tirou fé para sua cura? Ouvindo o que Paulo falou.
O que o apóstolo declarou? Ele pre­gou o Evangelho da salvação e cura: Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm 1.16).

A Bíblia Scofield traz a seguinte nota de rodapé referente a esse versículo: “As palavras hebraicas e gregas para salvação implicam as ideias de livramento, segurança, conservação, cura e santidade”. Portanto, Paulo estava dizendo: “Porque eu não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para livramento, segurança, conservação, cura e santidade”. O apóstolo anunciou o Evangelho pleno, não apenas uma parte dEle.

ATOS 8.5-8 E, descendo Filipe à cidade de Samaría, lhes pregava a Cristo.
E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
E havia grande alegria naquela cidade.

Esses grandes milagres aconteceram como resultado de Filipe pregar a respeito de Jesus. O Novo Testamento não reconhece outro Cristo, senão Aquele que cura. A cu­ra física é parte do Evangelho. Caso não houvesse um Evangelho de cura, tampouco haveria um de salvação.

A fé em ação
Um conhecido ministro batista, P. C. Nelson, afirmou que “a cura é parte e parcela do Evangelho”. Em 1921, quando pastoreava uma igreja em Detroit, Michigan, ele foi atropelado. Os médicos avisaram ao ministro que, provavelmente, amputariam sua perna esquerda ou, caso não fosse necessário retirá-la, o membro ficaria sem movimentos.

Enquanto o pastor estava de cama, o texto de Tiago 5.14,15 veio-lhe à mente: Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Dr. Nelson, então, tentou desculpar-se com Deus por isso não ser praticado em sua igreja. O Senhor lembrou-o de quatro amigos cheios do Espírito que criam na passagem mencionada e mandou o Dr. Nelson chamá-los para orar. Eles foram à casa dele, ungiram-no com óleo e fizeram a oração da fé. O pastor foi curado, não perdeu a perna nem ficou sem seus movimentos. A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Quando eu era um jovem batista, há muito tempo, adoeci. Enquanto lia a Bíblia de minha avó, a qual era metodista, percebi que nunca tinha ouvido o Evangelho pleno, somente parte dEle. Quanto mais eu lia, mais via que não precisava morrer. Quanto mais estudava a Bíblia, mais percebia que podia ficar curado!

Sem dúvida, o diabo estava lá, lembrando-me de toda a sorte de palavras de dúvida e incredulidade que eu já pudesse ter ouvido. Ele me assegurou que a cura não existia. Felizmente, eu não me lembrava de já ter ouvido que a fé não existia. Também tive de ouvir do inimigo que Deus poderia curar se Ele quisesse (esse, porém, foi um insulto maior ao Senhor do que dizer que Ele não podia).
Em Marcos 5.34, Jesus fala à mulher com fluxo de sangue: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal. O Mestre não afirmou que o poder dEle a salvou, mas declarou: Filha, a tua fé te salvou. Quando li isso, soube que, se a fé que ela possuía a salvou, minha fé seria capaz de salvar-me. Graças a Deus, foi isso o que acon­teceu. A paralisia desapareceu, meu coração voltou ao normal, e enchi-me de energia para pregar o Evan­gelho em Sua plenitude ao longo de 60 anos.

Para memorizar:
De sorte que a fé é pelo ouvir,
e o ouvir pela palavra de Deus
Romanos 10.1




←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 Comentários:

Postar um comentário